Segundo o levantamento, 23% dos paulistanos votariam com certeza no nome apontado pelo petista, enquanto o apoio do ex-presidente levaria 18% dos entrevistados a votar com certeza em quem ele indicou.
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29) aponta que o presidente Lula (PT) convence mais eleitores a votar em um candidato apoiado por ele do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerando-se os eleitores da cidade de São Paulo.
De acordo com o levantamento, a recomendação de Bolsonaro leva 61% dos paulistanos a não votar de jeito nenhum no candidato, enquanto a parcela que rejeita um nome apoiado por Lula é de 45%.
O Instituto Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na segunda-feira (27) e na terça (28). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº SP-08145/2024.
No levantamento anterior, de março, 42% dos eleitores afirmaram que não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula, enquanto 63% no indicado por Bolsonaro. Em agosto de 2023, 37% rejeitavam o nome recomendado pelo petista e 68% o de Bolsonaro.
Segundo a pesquisa, o apoio de Bolsonaro levaria 18% dos entrevistados a votar com certeza em quem ele indicou, e outros 18% talvez escolhessem o candidato escolhido por ele. Em março, a recomendação do ex-presidente levaria 17% a escolher o candidato com certeza, enquanto 19% disseram que talvez votassem no nome recomendado. Em agosto de 2023, 13% escolheriam o candidato com certeza, e 16%, talvez votassem.
No caso do presidente Lula, de acordo com o levantamento mais recente, 23% dos paulistanos votariam com certeza no nome apontado pelo petista e 28% talvez votassem, o que faz do atual presidente ainda um cabo eleitoral mais eficiente do que Bolsonaro. Em março, 24% escolheriam o candidato de Lula, enquanto 31% talvez escolhessem. Em agosto de 2023, 23% estavam dispostos a seguir o nome recomendado pelo presidente, e 37% talvez o escolhessem.