Errata:
Na publicação desta matéria, atribuímos o apoio do ex-prefeito Peixoto à pré-candidata Jumária Mota, quando na verdade Peixoto apoia o pré-candidato Marcilio Dantas. Pedimos desculpas aos leitores e informamos que as informações foram corrigidas.
Matéria atualizada às 21:32
De acordo com matéria publicada no Blog do BG, em 6 de junho, a ITEM pesquisa, empresa que realizou levantamento das intenções de voto em Ceará-Mirim, está sendo investigada pela Polícia Federal por determinação do Ministério Público, para esclarecer denúncia de irregularidades em uma pesquisa feita em São Gonçalo do Amarante.
“Segundo a denúncia, a pesquisa divulgada em 15 de março deste ano registrada sob o número RN04001/2024 apresenta indícios de manipulação de dados, favorecendo o atual prefeito Eraldo ‘O Ingrato’.” – Blog do BG
“A consulta da Item Pesquisas é a única realizada no município que apresenta um cenário de empate técnico entre o atual prefeito Eraldo Paiva e o ex-prefeito Jaime Calado. Todos os outros levantamentos divulgados até o momento apontam uma vantagem confortável de Jaime sobre Eraldo. Esse fato torna suspeita a metodologia utilizada pelo instituto.” – Blog do BG
A PESQUISA EM CEARÁ-MIRIM
A pesquisa realizada em Ceará-Mirim, entrevistou 500 PESSOAS nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2024.
No cenário espontâneo, onde o entrevistador pergunta em qual candidato o eleitor votaria, sem lhe apresentar opções, o resultado foi o seguinte:
- Antônio Henrique: 26,4%
- Marcílio Dantas: 21,8%
- Jumária 15%
- Candidato de Júlio César 9,8%
- Peixoto ou candidato dele 2,2%
- Luiz Eduardo 1,4%
- Renato Martins 1%
- Candidato de direita 0,6%
- Outros nomes citados 1,2%
- Indecisos ou que não quiseram opinar somaram 20,6%.
Já na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, os números mudam e o pré-candidato da situação, Antônio Henrique, continua liderando:
- Antônio Henrique: 36,6%
- Marcílio Dantas: 30,8%
- Jumária Motta: 18%
- Indecisos, nulos e brancos: 14,6%
O que causa bastante estranheza nessa pesquisa é uma esquisita alteração dos números nos diferentes cenários.
ANTÔNIO HENRIQUE
No cenário espontâneo, o pré-candidato Antônio Henrique aparece com 26,4% e o “candidato de Júlio César” aparece com 9,8%. Considerando que o “candidato de Júlio César” e Antônio Henrique são a mesma pessoa, os eleitores demonstraram ter a mesma intenção. Somados esses números, teríamos 36,2%, que reflete de perto as 36,5% de intenções de voto do cenário estimulado.
JUMÁRIA MOTA
A pré-candidata Jumária Mota aparece com 15% na pesquisa espontânea, onde temos também Luiz Eduardo com 1,8%. Somados, esses números chegam a 16,8%, o que também se aproxima dos 18% obtidos por Jumária na pesquisa estimulada. Como sabemos que Peixoto e Luiz Eduardo apoiam a pré-candidatura de Jumária, percebemos uma certa coerência nesse resultado.
MARCÍLIO DANTAS
Já no caso do pré-candidato Marcílio Dantas, fica a pulga atrás da orelha. Vejam que Marcílio surge com 21,8% na pesquisa espontânea. Se somarmos a ele o irrisório 1% atribuído a Renato Martins, que dizem será seu companheiro de chapa, e aos 2,2% de “Peixoto ou candidato dele”, Marcílio teria 25%. O que explicaria, então, um aumento de 9% do pré-candidato na pesquisa estimulada?
O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é o RN-08360/2024. O erro amostral é de 4,36% para mais, ou para menos. A margem de confiabilidade do levantamento é de 95%. Foram entrevistadas 500 pessoas, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2024.
Será que tem boi na linha?