Portugal é a porta de entrada de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte e do RN no Continente Europeu.

O crescimento da atividade turística, com destaque para o fortalecimento de destinos no interior do Estado; manutenção da frequência diárias de voos Lisboa-Natal e a realização de um fórum de geoparques de países de língua portuguesa no Rio Grande do Norte. Foram esses os resultados da participação da delegação do RN na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), encerrada neste domingo (3). O RN está inserido nos planos do governo federal de elevar a participação do turismo no Produto Interno Bruto, contando, para isso com a recuperação da economia, que cresceu 3% no ano passado. Portugal é o país de origem de 27,6%  dos turistas internacionais que desembarcam no Rio Grande do Norte.

A BTL é um dos mais importantes eventos de promoção ao turismo da Europa, e Portugal a porta de entrada de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte e do RN no Continente Europeu. Na sexta-feira (01), a governadora Fátima Bezerra participou de um café da manhã na Embaixada do Brasil, em que apresentou as potencialidades do Rio Grande do Norte na área do turismo e na geração de energias renováveis, duas das principais atividades econômicas do Estado.

Conforme números da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em 2023 o Rio Grande do Norte recebeu 54 mil turistas internacionais. Do total, 27,6% têm Portugal como origem e 11,4% a Itália. Para 2024, a previsão é de uma oferta bem maior. Serão 67.442 assentos em voos diretos do exterior para o Rio Grande do Norte. São 336 voos conectando o aeroporto Aluízio Alves ao de Lisboa, em Portugal, e 59 a Buenos Aires, na Argentina, o que representa um crescimento.

Fátima destacou que o Rio Grande do Norte está se tornando o melhor destino para investimentos. Além das belezas e potencialidades naturais, do clima, e da hospitalidade do povo, o governo apresentou o programa RN + Competitivo, um conjunto de ações para impulsionar o desenvolvimento potiguar. Esta iniciativa do governo atua para melhorar o ambiente de negócios nos mais diversos segmentos da economia, com a ampliação de incentivos fiscais e de segurança jurídica para investidores. “Tudo isso somado ao fato de a localização geográfica do RN ser o ponto das Américas mais próximo da Europa”, pontuou a governadora.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o bom momento econômico que o País está vivendo. “Em 2023, tivemos um crescimento do PIB de quase 3%, quando a previsão era de menos de 1%. Tivemos taxa de desemprego de 7%, que é a menor desde 2014, e aumento de salário mínimo, aumento no poder de compra, tivemos a taxa Risco Brasil despencando. Então, o momento do País é uma boa notícia, e o momento do turismo é mais ainda, porque essas coisas estão atreladas umas às outras”, disse.

Na BTL também foi mantido contato com importantes autoridades como o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; o diretor da TAP, Carlos Antunes; o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro; o ministro do Turismo, Celso Sabino. Antunes garantiu que a frequência dos voos diários Lisboa-Natal será mantida e que em maio haverá um evento em Natal para celebrar os 25 anos de operação desse voo. “Estamos trabalhando para que a TAP seja, cada vez mais, a companhia aérea internacional do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Fátima confirmou a data do Fórum de Geoparques da Unesco localizados em países de língua portuguesa: será em Currais Novos, entre os dias 25 a 28 de junho. “Vamos apresentar as belezas do Brasil e do Rio Grande do Norte, começando pela diversidade do nosso povo e da natureza, além da cultura, gastronomia e música”, disse a governadora.

Também participaram da BTL, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana; representantes do Congresso Nacional; o governador da Paraíba, João Azevedo; o presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo; o executivo da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, representando o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante; representantes do trade turístico brasileiro; da ABIH/RN, Fecomércio, e dos municípios de Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Extremoz e Santa Cruz.

Deixe um comentário

Copy link