A segurança do pedestre foi o objetivo da ação educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) nessa quarta-feira (17), na Avenida Engenheiro Roberto Freire, próximo ao acesso à praia. A medida teve como foco a travessia da via com segurança, utilizando a faixa de pedestre de acordo como preconiza os manuais de tráfego.

Os técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran (Coefi) orientaram dezenas de pedestres que circulam naquela área, passando informações de como cruzar de maneira segura as ruas e avenidas utilizando a faixa de pedestres ou em situações em que não tenha a faixa disponível para a travessia.

Procedimentos de segurança como os de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e o cidadão esteja na faixa de pedestres; Fazer o “sinal da vida” antes de cruzar; Prestar atenção no trânsito evitando o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda; Usar sempre a faixa de pedestres e, se não for possível usá-la, procurar trechos onde haja boa visão da via; Não passar pelo meio dos carros parados no semáforo e evitar passar por trás de ônibus; Respeitar a sinalização e andar sempre pela calçada foram informações repassadas pela equipe de educação do Detran.

Já Para os motoristas, motociclistas e ciclistas a informação foi a de respeitar o pedestre na travessia sinalizada, reduzindo sempre a velocidade ao se aproximar de uma faixa de pedestres, de maneira que o condutor esteja pronto a parar em situação de necessidade.

A ação do Detran/RN segue o cronograma de atividades educativas estabelecidas para o ano de 2024 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Neste mês de janeiro as ações focam a segurança do pedestre, onde são trabalhados o respeito ao pedestre, utilização de procedimentos seguros ao atravessar uma via, uso regular da faixa de pedestres, entre outras medidas de segurança.

A ação do Detran contou com as participações da coordenadora da Coefi, Michele Macedo, do subcoordenador de Educação, Hamurab Figueiredo, e dos técnicos de trânsito, Selma Medeiros e Flávio Garcia.

 

Deixe um comentário

Copy link