A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou no início da manhã desta terça-feira (30), a “Operação Jus Puniendi”, que resultou na prisão de oito suspeitos envolvidos nos assassinatos da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, e de Janielson Nunes de Lima, de 25, conhecido também como “Gordinho da Batata”. Os dois foram executados dentro de um carro, no centro da cidade de Santo Antônio/RN, no dia 30 de janeiro de 2024. As prisões aconteceram nos municípios de São José de Mipibu, Espírito Santo, Nísia Floresta e Goianinha.

Durante as diligências das equipes da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão em desfavor de suspeitos de encomendar, planejar e causar as mortes de Brenda Oliveira e Janielson Nunes de Lima, principal investigado pelo homicídio de João Victor Bento da Costa, “o vaqueiro”, de 19 anos, ocorrido na manhã do dia 28 de janeiro de 2024, durante uma vaquejada no Parque Maria Salete, localizado na zona rural do município de Santo Antônio.

Um policial militar, investigado por fornecer armas para o grupo criminoso também foi preso. Munições, mais de 20 armas de fogo, aparelhos celulares e um carro com placa clonada foram apreendidos na residência do policial. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do RN.

A Polícia Civil ainda procura Crispim José da Costa Júnior e Janiel Bezerra da Costa, ambos foragidos e autores intelectuais do crime.

O crime

No dia 30 de janeiro, o “Gordinho da Batata” havia sido detido pela Polícia Militar na cidade de Arez e foi conduzido até a Delegacia de Santo Antônio. Acompanhado da advogada Brenda Oliveira, o investigado acabou liberado, por não existir mandado de prisão e tampouco flagrante vigente pelo crime do qual era suspeito. As investigações do duplo homicídio e da tentativa de três homicídios contra familiares de Janielson apontaram que o crime teria sido cometido por vingança, encomendado e planejado por familiares e amigos do “vaqueiro”. Janielson Nunes Lima, cliente de Brenda Oliveira, era o principal alvo da emboscada.

A ação da Polícia Civil do RN é fruto de um trabalho integrado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Inteligência da PCRN, através do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz e da 66ª Delegacia de Polícia de Santo Antônio.

A expressão latina “Jus Puniendi” significa o poder e dever de punir, através do Estado.

Deixe um comentário

Copy link