Macaíba é o primeiro município no Rio Grande do Norte no ranking com melhor acesso ao ‘Atendimento ao pré-natal’, considerando os bebês nascidos vivos com sete ou mais consultas durante a gestação.

Além de Macaíba, na posição 190ª entre os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, outras três cidades do RN estão no ranking, Parnamirim em 260ª, Mossoró em 243ª e São Gonçalo do Amarante na 277ª posição.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, Macaíba conseguiu ser o primeiro município do Estado a atingir a meta do pré-natal. “Esse é um ganho significativo da gestão e o reflexo de toda a rede de saúde estar informatizada, ou seja, hoje não perdemos mais informações, que agora são digitadas on-line. Somos o primeiro município dos 167, nesse ranking do sistema de informação do Ministério da Saúde”, disse o secretário.

O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade.

O indicador utiliza dados do DataSUS, faz parte do pilar ‘acesso à saúde’ do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pela organização sem fins lucrativos, Centro de Liderança Pública (CLP), que atua ferramentas para que a sociedade seja ativa na transformação do Estado.

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa somente os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. Para ver o ranking completo, acesse rankingdecompetitividade.org.br.

Deixe um comentário

Copy link