A partir de 1 de maio, o preço do GNV na distribuição da POTIGÁS cairá de R$ 3,86 para R$ 3,76 o metro cúbico, já com os impostos inclusos, uma redução de 10 centavos.
De acordo com a Potigás, a redução é resultado das atualizações nos contratos de aquisição do gás natural, que ocorrem a cada três meses e acompanham índices internacionais atrelados ao petróleo.
“Gostamos sempre de destacar que a Potigás não é remunerada pela venda do gás. O valor pelo qual adquirimos o gás dos produtores é repassado para nossos clientes sem qualquer acréscimo. Assim, quando a molécula baixa nós repassamos a baixa, da mesma forma ocorre quando há aumento. O lucro da empresa se dá pela construção da infraestrutura para distribuição do gás no RN, explica Marina Melo, diretora-presidente da Potigás.
Com a redução, a competitividade do GNV frente aos combustíveis líquidos irá aumentar. De acordo com a última pesquisa de preços realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a utilização do GNV representava uma economia de 32% com relação à gasolina e de 43% ao etanol.
Além da economia, o GNV tem como vantagens uma menor emissão de poluentes; maior segurança, pois o risco de combustão é menor e o gás dissipa rapidamente em caso de vazamento; além de não ser passível de adulteração pois chega ao posto por tubulação subterrânea da Potigás.
Do BLOG: Será que mais uma vez os postos irão engolir essa redução para engordar suas margens de lucro nas costas dos trabalhadores?